Offline
Momento Rosa conscientiza mulheres sobre importância do autocuidado
19/10/2023 10:43 em Nossa Região

Por Rackel Vieira

18 de outubro de 2023

Ação integra atividades do Outubro Rosa realizadas pela Secretaria de Políticas Públicas da Mulher de Aparecida de Goiânia

Como parte da programação de atividades em alusão a Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Políticas Públicas da Mulher, realizou nesta quarta-feira, 18, o “Momento Rosa”. O evento reuniu centenas de mulheres no espaço multiuso do 1° andar do Cidade Administrativa Maguito Vilela e teve como objetivo destacar a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama.

O médico ultrassonografista, Dowglas Marques de Santana, ministrou uma palestra enfocando a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O conteúdo da palestra foi bem recebido pelas participantes, que viram na oportunidade uma chance de esclarecer dúvidas e aumentar a conscientização sobre a doença.

Sônia Moreira Rodrigues Gomes, que tem 55 anos, apontou a importância do evento para lembrar as mulheres sobre a autocuidado. “Aprendi muito, eu acho muito importante esses eventos para gente aprender mais e se cuidar mais. Eu sempre me cuidei, faço exames todos os anos e não fico sem fazer porque tenho muito medo”, comentou.

Angelita de Fátima Nazário, 49, também compartilhou sua perspectiva. “Eu achei muito importante porque por mais que a gente tenha um pouco de entendimento sobre a doença, essa palestra esclareceu muitas dúvidas, é possível identificar outros pontos para que a gente tenha mais cuidado”, disse a servidora pública.

Em seu discurso, a secretária de Políticas Públicas da Mulher, Eudenir de Souza, enfatizou sua missão em apoiar as mulheres, transformando-a em uma missão pessoal. “Meu maior objetivo é proporcionar qualidade de vida para todas, e eu tenho essa liberdade nessa pasta, ao promover ações como essa e, claro, no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o público feminino”, frisou.

Eudenir que já venceu o câncer de mama, compartilhou sua experiência pessoal ao enfatizar a importância do diagnóstico precoce e do apoio do poder público. ”Eu não tinha tempo para me cuidar, ir ao médico, e quando a gente não acha tempo para cuidar da saúde, sobra tempo para cuidar da doença, infelizmente. Então por isso a campanha é realizada, para proporcionar esse momento de reflexão para as mulheres mudarem suas atitudes em prol da saúde e ter esse autocuidado” completou.

Sulnara Santana, primeira-dama e secretária de Assistência Social, também participou do evento e reforçou sobre a necessidade de as mulheres encontrarem tempo para cuidar de si mesmas. “Muitas vezes as mulheres negligenciam sua própria saúde por falta de tempo. Se desdobram para dar conta das tarefas do cotidiano, como se dedicar à casa, à família, ao trabalho, aos amigos, a inúmeros compromissos importantes, mas a saúde e seu bem-estar deixam a desejar. Por isso estamos aqui para alertá-las que usem o tempo a seu favor”, destacou.

COMENTÁRIOS