Offline
Caminhada Eu Vou De Rosa reforça prevenção ao câncer de mama: “o tempo a seu favor”
08/10/2023 01:15 em Nossa Região

Por Allan David

7 de outubro de 2023

Realizada pela Prefeitura de Aparecida, através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, mobilização incentivou autoexame e consultas ao médico

A mulher tem que se colocar na sua lista de prioridades. Foi essa a mensagem que a Prefeitura de Aparecida levou neste sábado (07) às moradoras da Vila Brasília e região na Caminhada Vou de Rosa, promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

A mobilização buscou conscientizar as aparecidenses para a prevenção ao câncer de mama. É um cuidado que não pode ficar para depois. Com exceção dos tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres brasileiras.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, só para o ano passado foram previstos 66.280 casos novos no Brasil, uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres.

“A mulher sempre pensa mais no outro, mas precisa se priorizar, usar o tempo a seu favor”, conclamou Eudenir de Sousa, a Tia Deni, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres. Já tendo vencido um câncer de mama, ela encorajou as mulheres com seu testemunho de vida.

A primeira-dama de Aparecida e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, liderou as participantes na caminhada. Ela lembrou que, apesar deste mês simbólico na luta contra o câncer de mama, os cuidados devem ser tomados o ano inteiro.

Sulnara enfatizou: “A gente precisa trabalhar com a prevenção, parar e se tocar. E se sentir dor, não é normal, tem que procurar um médico”.

O prefeito Vilmar Mariano reforçou a recomendação da primeira-dama. “Esse tempo para fazer o autoexame é precioso. Toda mulher precisa estar atenta a esses cuidados, até porque o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura”, resumiu o gestor.

Na sua 6ª edição, a Caminhada Vou de Rosa reuniu diversas outras mulheres autoridades do poder público municipal, como a vereadora Camila Rosa (PSD) e as secretárias Pollyana Oliveira (Governo), Professora Idelma Oliveira (Educação) e Valéria Pettersen (Meio Ambiente e Sustentabilidade).

COMENTÁRIOS