Offline
Câmara aprova projetos voltados ao bem-estar animal
03/10/2023 15:16 em Nossa Região

03-10-2023

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 03/10/2023. Pensando no bem-estar dos animais, a Câmara de Aparecida aprovou dois Projetos de Leis, ambos de autoria do vereador Marcos Miranda, que tratam sobre o tema.

Primeiramente, foi apreciado e aprovado o Projeto de Lei Nº 043/2023, que trata sobre o fornecimento de água e alimentos aos animais de rua em espaços públicos no município.

Os alimentos e água fornecidos aos animais serão postos em recipientes reutilizáveis, como será permitida a instalação de comedouros e bebedouros em tubos de PVC.

O projeto engloba especialmente os animais domésticos e comunitários em situação de rua, àqueles que habitam locais públicos desde que nasceram ou em razão do abandono.

De acordo com o autor, o projeto tem por objetivo alcançar as denúncias relacionadas às pessoas e agentes públicos que impedem cidadãos de oferecerem água e alimentos aos animais de ruas em espaço público.

“No Brasil, assim como em todo mundo, é crescente o clamor popular em prol do bem-estar animal, sendo necessário a garantia e a proteção de nossa fauna”, concluiu Marcos Miranda.

Outro Projeto aprovado foi o PL 72/2023, que obriga condomínios residenciais e comerciais a comunicarem aos órgãos de Segurança Pública a ocorrência ou indícios de maus tratos aos animais.

A lei exigirá que os condomínios, representados por síndicos ou administradores, comuniquem através do Disque Denúncia, num prazo máximo de 24 horas após a ciência do fato os crimes que são caracterizados como abandono, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária.

Para realizar a denúncia é necessário se identificar, mas os dados permanecem sob sigilo total para a preservação da identidade.

 

Após aprovações, os textos serão enviados ao Poder Executivo para sanção ou veto.

Link dos Projetos:

https://www.camaradeaparecida.go.gov.br/legislacoes/projeto-de-lei-municipal-n-043-2023/

https://www.camaradeaparecida.go.gov.br/legislacoes/projeto-de-lei-municipal-n-072-2023/

Departamento de Comunicação (3283-2525)

Diretora de Comunicação – Thaís Vaz

Assessor de Comunicação - Paulo Cavalcanti

Operador de vídeo - Luciano Oliveira Lima

Estagiária – Brenda Maria Guedes

Fotógrafo – Marcelo Silva

COMENTÁRIOS