Offline
Homem morre após ser infectado por ‘ameba comedora de cérebro’
01/08/2023 17:42 em Novidades

01-08-2023

A ameba Naegleria fowleri, mais conhecida como “comedora de cérebro” fez mais uma vítima nos Estados Unidos. O caso ocorreu no Estado da Geórgia.

Embora rara, a infecção apresentou uma quantidade preocupante de casos recentes. Ela se instala no corpo humano em locais de água morna e se alimenta de tecido cerebral.



Autoridades locais disseram que a vítima teria sido infectada enquanto nadava em um lago de água doce. Contudo, ainda não sabem o local exato. A infecção ocorre no momento em que a ameba entra pelo nariz da pessoa. Então, instala-se no cérebro.

De acordo com especialistas, não há infecção se a ingestão é pela boca. Também não há contaminação de pessoa para pessoa.

“A ameba ocorre naturalmente e não há testes de rotina para identificá-la”, relatam autoridades de saúde da Geórgia, conforme o jornal britânico The Guardian. “Como ela é muito comum no meio ambiente, os níveis das amebas que ocorrem naturalmente não podem ser controlados.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 

 

Os pesquisadores informam que “a localização e o número de amebas na água podem variar ao longo do tempo, dentro do mesmo local de água”.

 

Como as infecções são consideradas raras, não existe uma política de prevenção estabelecida. Pelo fato de a ameba viver em água doce, é necessário ter cuidado ao mergulhar em rios, lagos e lagoas.

Alguns dos cuidados recomendados pelas autoridades dos EUA incluem não submergir a cabeça nas acumulações d’água nem tampar o nariz ao fazer isso.

*Com informações da Revista Oeste

COMENTÁRIOS