Offline
Arcebispo diz que oração do Pai Nosso pode ser “problemática” por ter conotação
09/07/2023 16:50 em Novidades

09-07-2023

O arcebispo de York, Stephen Cottrell, causou polêmica, nesta sexta-feira (7), ao dizer que o uso da palavra “pai” na oração do Pai Nosso pode ser problemático devido a uma relação com o controle patriarcal.

A declaração, que despertou críticas de outros representantes da Igreja, ocorreu durante discurso de abertura no Sínodo Geral da Igreja Anglicana:

 
 

– Eu sei que a palavra “pai” é problemática para aqueles cuja experiência de pais terrenos é destrutiva e abusiva e para todos que têm enfrentado um controle opressivo e patriarcal na vida. No mundo de hoje, o sentimento de pertencimento a uma única família humana está desaparecendo, e o sonho de trabalhar juntos por justiça e paz parece uma utopia ultrapassada – defendeu Cottrell, segundo a Folha de S. Paulo.

Em entrevista ao The Guardian, o presidente do grupo conservador anglicano Mainstream, Dr. Chris Sugden, rebateu a fala de Cottrell.

– O arcebispo de York está dizendo que Jesus estava errado? Parece ser emblemática a escolha de alguns líderes da igreja de seguir a cultura em vez das Escrituras. Se as pessoas tiveram um relacionamento difícil com seus pais humanos, então a alternativa é poder redescobrir a verdadeira natureza da paternidade por meio de Cristo – defendeu.

 
 

Vale lembrar que, no início deste ano, a Igreja Anglicana decidiu que padres poderiam abençoar casamentos civis homossexuais, embora tenha rejeitado reconhecer casamentos entre pessoas do mesmo sexo dentro das igrejas.

Na mesma época, a denominação anunciou que iria criar uma comissão para avaliar o possível uso de gênero neutro para se referir a Deus.

 
 

Fonte: Revista Oeste

COMENTÁRIOS