Offline
Um dia após governo federal não conseguir emplacar PEC da Censura, Deputados de Goiás aprovam PEC de Liberdade de Expressão
04/05/2023 12:51 em Nossa Região

04-05-2023

A liberdade mais importante que você tem é a liberdade de expressão, sem ela, todas as outras liberdades suas são meras ilusões”, enfatizou Deputado Fred Rodrigues

 

O Deputado Estadual Fred Rodrigues (DC), ocupou ontem, 03, a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás para um pronunciamento acerca do assunto. 

 

Foi aprovado em primeiro turno durante sessão ordinária a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 430/23, de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O texto altera o artigo 12 da Constituição Estadual que dispõe sobre as prerrogativas parlamentares. A votação em definitivo da PEC da Liberdade de Expressão, pode ocorrer na tarde desta quinta-feira, 04.

 

Segundo ele a intenção do projeto é muito boa, uma vez que é crucial para não calar o deputado e como parlamentar no exercício da sua função não podem ficar calados e poderem manifestar sobre suas opiniões publicamente. Em seu discurso, aproveitou para criticar a PL da censura, que vai contra os princípios básicos da democracia: “o deputado precisa se manifestar...a partir da hora que cassam sua palavra você se torna apenas um fantoche”. Ainda manifestou sobre a urgência do projeto que foi aprovado e das tentativas do governo em aprova-la, mas que ainda assim foram derrotados mesmo liberando dinheiro para emendas, diante de todas as manobras o projeto parou na câmara e pode não voltar à pauta. 

 

“É engraçado esse governo falar tanto de democracia e dos riscos da censura, tratam ele como PL das Fake News (mas), nós tratamos ele como PL da Censura, e ontem quando o Google colocou um aviso sobre os riscos dessa PL, o que eles fizeram? O que o governo fez? Não um juiz, mas o governo deu uma multa de 1 milhão por hora para o google retirar a informação do ar”. Segundo o parlamentar é risco grande uma PL como esta ser aprovada, porque todos, não somente deputados perderia o direito de se manifestar, neste caso quem fosse contrário ou críticos do governo com toda certeza. “Mais uma vez sabemos que não é fake news, é tudo pela censura, é tudo pelo controle da opinião, é tudo para eles (governo) decidirem para onde o debate vai. Eles não querem o debate, a censura sempre parte deles, olhem para esta casa, veja se tem algum parlamentar da direita pedindo que jornalista seja silenciado, para que programas de debate deixem de existir (...) Sempre encontramos alguém da esquerda fazendo isso”. 

 

Ainda no seu discurso, o parlamentar aproveitou para criticar a forma de atuação do Governo Federal, “eles usam democracia no lugar da virgula, mas não sabem o que significa, talvez democracia significa o presidente dando multa de 1 milhão por hora para uma empresa porque simplesmente discordam deles".

 

Após a sessão o parlamentar deu uma breve entrevista para a TV Alego e pontuou que “a liberdade mais importante que você tem é a liberdade de expressão, sem ela, todas as outras liberdades suas são meras ilusões”, finalizou.

 

Foto: Maykon Cardoso

 

COMENTÁRIOS