Offline
O adeus a José Gomes
30/09/2016 13:52 em Novidades

Lideranças políticas do Estado comoveram-se com a morte trágica e repentina do ex-prefeito de Itumbiara José Gomes da Rocha (PTB), também conhecido por Zé Gomes. Ele estava na carroceria de uma caminhonete, ao lado do vice-governador José Eliton (PSDB) e demais políticos, durante uma carreata na tarde da última quarta-feira, na cidade onde ele concorria a prefeito, quando foi surpreendido por disparos de arma de fogo.

O governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), divulgou nota em que diz estar profundamente abalado e consternado com o atentado. “Foi um ato de barbárie política que vitimou a mais expressiva liderança da história de Itumbiara e da região Sul de Goiás. Com certeza teria seu nome consagrado mais uma vez pelas urnas no próximo domingo, tamanha sua capacidade de aglutinação, de liderança e competência para realizações extraordinárias na administração pública”, diz o primeiro parágrafo.

A nota destaca ainda que Marconi está muito triste porque, além de grande companheiro, José Gomes era amigo leal, solidário e sensível em todos os momentos. “Itumbiara perde seu maior líder, e, Goiás, um de seus mais destacados políticos.” Ele diz mais: “Igualmente, abalou-me profundamente o fato de o governador em exercício também ter sido vítima da mesma violência, ao lado de dois importantes companheiros.”

Ao final da nota, Marconi se solidariza com as famílias das vítimas do atentado, Zé Gomes e do Cabo Vanilson João Pereira, que também foi atingido e morreu no local. “Peço a Deus que console as famílias enlutadas. Meus melhores votos de rápida recuperação para o querido vice-governador José Eliton Júnior e para o senhor Célio Rezende, também vítima do atentado. Violência, vingança, rancor e ódio não podem ferir ou matar a democracia. Vamos continuar buscando a paz, em homenagem ao amigo Zé Gomes e a tantos outros que deram sua vida pela política, em nome do bem-estar coletivo”, conclui.

Aparecida de Goiânia

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), também divulgou nota em que diz que Aparecida vive o luto dos goianos de Itumbiara. Ele inicia o texto prestando solidariedade aos familiares das vítimas do atentado. “Que Deus conforte os corações dos familiares do candidato a prefeito José Gomes da Rocha e do cabo Vanilson”, desejou.

Segundo Maguito, Zé Gomes era um político carismático. “Ele me ajudou quando fui governador, sendo um parlamentar combativo, que lutava pela região Sul do nosso Estado. Em 2008, recebemos mais de 80% dos votos válidos em nossas cidades. Ao seu lado, recebi uma homenagem na Assembleia Legislativa. Lembro-me da sua simpatia, que atraía todos naquela solenidade. Dividimos também a paixão pelo futebol e o esporte de uma forma geral”, diz noutro trecho da nota.

“Em nome do povo de Aparecida, que também fica às margens da BR-153, assim como a nossa querida Itumbiara, presto a minha solidariedade e meus sinceros sentimentos a todos de Itumbiara. Estou profundamente triste com este atentado à democracia e que fere a todos nós goianos.” Ao final do texto, Maguito deseja que Deus ilumine as autoridades e o povo para superar unidos e em paz este momento de profunda tristeza.

Diversos outros políticos também solidarizaram com as famílias dos falecidos e desejaram melhora aos feridos, através de nota enviada aos veículos de comunicação e de manifestações nas redes sociais.

Errata

O deputado estadual José Antônio (PTB) não foi atingido pelos disparos, conforme publicado na edição de ontem do Diário de Aparecida. (Charles Daniel)

COMENTÁRIOS