Offline
Mutirão de consultas promove 500 atendimentos oftalmológicos
19/02/2019 11:03 em Nossa Região

Mutirão de consultas promove 500 atendimentos oftalmológicos

500 pacientes que aguardavam por atendimento oftalmológico na rede pública de Saúde de Aparecida de Goiânia foram atendidos na manhã deste sábado, 16, no Hospital de Olhos. Eles foram contactados durante a semana por equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que realizou o agendamento. Todos os pacientes passaram por exames e consultas. Dez médicos atuaram na iniciativa.

Segundo a diretora de Urgência, Emergência e Atenção Especializada da SMS, Amanda Melo, a ação é uma estratégia adotada pela Secretaria para reduzir as filas de pacientes que aguardam por atendimento especializado. “O funcionamento da rede de saúde não para. Todos os dias novos atendimentos, encaminhamentos e agendamentos são realizados. Porém, com os mutirões de consultas, muitas vezes nós conseguimos agrupar em um só dia a mesma quantidade de profissionais e de pacientes que passam pelas unidades durante toda a semana. Isso reduz o tempo de espera”, explicou.

A estratégia foi bem aceita pela população que utilizou o serviço. A moradora do setor Expansul, Maria Aparecida Gomes, chegou cedo e foi uma das primeiras a passar pelo consultório médico. “Achei o atendimento excelente e rápido. Há meses não estou enxergando muito bem. Procurei um clínico que me encaminhou para o oftalmologista. Dei entrada no sistema e fui avisada durante a semana que a consulta ocorreria neste sábado. Adorei!”, relatou.

Já a moradora do Garavelo, Sandra Silva, ficou apreensiva ao saber que aguardada consulta do filho Gabriel Silva ocorreria em meio ao Mutirão. Contudo, ela afirma que foi surpreendida pela rapidez do serviço: “Quando cheguei e vi a quantidade de pessoas que receberiam atendimento, achei que ficaria enrolada o dia todo. Mas, tudo ocorreu de forma rápida. Gostei muito”.  

A moradora do Independência Mansões, Isabel de Jesus Monteiro, também elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Cheguei cedo, fui atendida rapidamente, tanto para fazer os exames, quanto para passar pela consulta. Agora, já estou liberada para aproveitar o sábado. Nota 10”, avaliou.

Atendimentos oftalmológicos

Em Aparecida, mais de sete mil consultas oftalmológicas são realizadas mensalmente na rede pública de Saúde. Os atendimentos ocorrem no Centro de Diagnósticos e Especialidade e no Hospital de Olhos. Para acessar o serviço, o interessado deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou entrar em contato com a SMS pelo telefone 0800-646-1590 e agendar consulta com clínico geral. O profissional avaliará o paciente e poderá fazer o encaminhamento ao oftalmologista.

Prefeitura em Ação

Durante as edições do Prefeitura em Ação, evento que reúne serviços de todas as secretarias da administração municipal em determinadas regiões da cidade, os moradores de Aparecida também têm acesso ao atendimento oftalmológico gratuito. O diferencial é que no Prefeitura em Ação as consultas ocorrem mediante demanda espontânea, ou seja, não há necessidade de encaminhamento de clínico geral.

Uma nova edição do evento ocorrerá na próxima semana, na região do setor Veiga Jardim. Interessados devem procurar o estande da SMS, na Escola Municipal João Cândido da Silva, na sexta-feira e no sábado, 22 e 23, a partir das 8 horas, para solicitar o atendimento oftalmológico.

 
Fonte: Camila Godoy
COMENTÁRIOS