Offline
Prefeitura inicia obra de construção do viaduto da Avenida São Paulo na próxima terça-feira (22)
21/05/2018 11:16 em Nossa Região
Prefeitura inicia obra de construção do viaduto da Avenida São Paulo na próxima terça-feira (22)
 

Na próxima terça-feira (22) serão iniciadas as obras de construção do viaduto localizado no cruzamento da Avenida São Paulo com a Avenida Rudá e a Rua Tapajós, na Vila Brasília. A fim de acertar os últimos detalhes antes das máquinas entrarem em campo, a Prefeitura reuniu na tarde desta quinta-feira (17) os representantes de todas as secretarias que estão envolvidas no projeto para discutir todos os pontos importantes e minimizar possíveis impactos para motoristas, moradores e comerciantes da região. O prefeito Gustavo Mendanha estará presente na cerimônia de lançamento das obras, que acontecerá a partir das 8h no cruzamento das Avenidas São Paulo e Rudá. 

A Secretaria de Mobilidade e Defesa Social tranquiliza os motoristas quanto aos transtornos e garante que não haverá mudança brusca no fluxo de veículos que circulam pela região. “É importante esclarecer que não haverá bloqueio total de nenhuma das vias durante as obras. Faremos uma grande sinalização, com cerca de 100 placas e faixas, que serão implantadas no dia anterior. Também faremos blitzen educativas na primeira semana, com o objetivo de melhor esclarecer os motoristas que passam pela região sobre trajetos e como se darão as intervenções” – explica o secretário da pasta, Luziano da Costa Vale.

O projeto foi aprovado em 2014 e terá um custo total de R$ 13,1 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Toda a obra deverá ser concluída em 180 dias. A intervenção tem o objetivo de resolver o maior gargalo do município e um dos maiores da Região Metropolitana, liberando nos dois sentidos o tráfego da Avenida São Paulo. A reunião foi conduzida pelo secretário de Articulação Política, Ricardo Roberto Teixeira (Tatá) e contou com a participação do secretário da Fazenda, André Rosa, da secretária executiva de Comunicação, Ana Clara Dias, e representantes das secretarias de Infraestrutura, Regulação Urbana e dos engenheiros de tráfego da SMTA.

“A população foi ouvida e tem participado de todo o processo, tanto na etapa das audiências públicas quanto na fase de retirada de totens e de recuo de interferências no passeio público do trecho. Haverá ainda uma última reunião antes do início das obras para que não fique qualquer dúvida para a população” – pontua Tatá. Ele explica que nesta primeira fase serão implantadas as vias de acesso ao viaduto e que a obra avançará de maneira com que o trânsito seja interrompido sempre em apenas uma das faixas de cada via, para não haver grande impacto no trânsito da região.

A obra

Antes que sejam iniciadas as perfurações e desnível do solo necessárias para a construção do viaduto, será diminuída a largura das calçadas da via no trecho entre a Avenida Rudá e a 4ª Radial. Isso permitirá a implantação das vias de acesso. Nesta fase apenas a Avenida São Paulo sofrerá intervenção direta no trânsito. Finalizada esta etapa de implantação das vias de acesso, o tráfego das outras avenidas será bloqueado parcialmente a fim de possibilitar o início da próxima etapa, onde haverá a perfuração do solo e o rebaixamento da Avenida São Paulo, que passará embaixo do cruzamento da Avenida Rudá com a Rua Tapajós.

Para possibilitar o rebaixamento da via o canteiro central da Avenida São Paulo deixará de existir uma quadra acima e abaixo do cruzamento. O engenheiro responsável por fiscalizar a obra, Roberto Lemos, que é superintendente de Obras da Prefeitura, explica que apesar das árvores do local terem sido retiradas o projeto prevê novo paisagismo em toda a via. “Serão plantadas espécies nativas do Cerrado e isso com certeza irá minimizar todo o impacto ambiental da obra” – completa.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!