Offline
Estudo de Inteligência de Mercado: Música
25/04/2018 19:03 em Música

O estudo Inteligência de Mercado de Música foi elaborado com o intuito de servir como material de consulta e suporte aos micro e pequenos empresários que compõem a cadeia da música, nos projetos atendidos pelo Sebrae.

Com foco na análise de tendências, na convergência das mídias, na questão multiplataformas e nas novas tecnologias trabalhadas, o estudo evidencia uma maneira diferente de relacionar-se e consumir música no Brasil. A competitividade do mercado exige hoje o acesso imediato a informações relevantes que auxiliem na tomada de decisões dos empresários.

Novos perfis do mercado

O maior desafio imposto é transformar os benefícios da (re)evolução tecnológica no mercado mundial e brasileiro dos últimos anos, tais como os meios digitais de distribuição e a horizontalização da cadeia produtiva na qual o consumidor participa ativamente de todos os processos - em oportunidades de crescimento, novas formas de remuneração e sobrevivência das empresas e empreendedores frente a esse mercado.

Com o estudo, o Sebrae disponibiliza mais uma ferramenta a todos que compõem o ecossistema do segmento de música como forma de promover o acesso dos empreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte a dados e informações relevantes e estratégicas. Desta forma, reafirma seu papel de indutor do desenvolvimento e do fortalecimento da cadeia produtiva da música.

As empresas modernas estão embasadas na informação e no conhecimento. É uma necessidade de adaptar-se aos novos tempos - tempo de ascensão baseado no capital humano, no talento e na criatividade como ativos intangíveis no âmbito das empresas.

Música digital

A união entre tecnologia, internet e música revirou de cabeça para baixo a indústria fonográfica no Brasil e no mundo. A música digital proporcionou um aumento no volume de receitas e mudou radicalmente os padrões de como a música hoje é acessada e consumida.

Diante de tantos desafios, é necessário que as empresas consigam se estruturar melhor e planejem suas ações a médio e longo prazo, sendo mais sustentáveis e profissionais, mais competitivas e preparadas para encontrarem formas de rentabilizar seus produtos em meio a grandes obstáculos, como a prática massiva de downloads e pirataria.

Sendo assim, dentro do conceito de Inteligência de Mercado, este estudo apresenta o resultado da centralização estruturada e organizada de dados, sobre os quais cabem análises e inferências no que tange à atuação do Sistema Sebrae e parceiros no atendimento aos pequenos negócios do mercado 

COMENTÁRIOS