Offline
Tabela do IPVA 2018 em Goiás cai mais de 3% e terá descontos de até 60%
19/12/2017 13:17 em Governo

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve ficar, em média, 3,29% mais barato em 2018. Além da redução, o contribuinte continua tendo direito a descontos que chegam a 60%, sendo 50% para carros 1.0 e motos até 125 cilindradas, cujos proprietários não tiveram multas, e até 10% para os castrados no programa Nota Fiscal Goiana. O pagamento começa no dia 30 de janeiro (veja calendário abaixo).

De acordo com o gerente de IPVA da Secretaria de Estado da Fazenda de Goiás (Sefaz), Nivaldo Borges Damasceno, o motivo na diminuição do tributo foi a queda no valor venal dos bens. Ele explica que o imposto é calculado multiplicando o valor venal dos veículos pela alíquota de cada categoria, que se manteve igual ao do ano passado.

"Essa redução no valor do imposto é devido à depreciação normal da frota de veículos. Tem categoria que essa queda no valor chegou a 6%", disse.

O valor da taxa poderá ser divido em até três vezes. O imposto para as placas com final 1 tem vencimento no dia 30 de janeiro. Já os veículos com a placa terminando em zero serão os últimos a pagarem a taxa, com data para o dia 27 de setembro.

De acordo com a Sefaz, a expectativa é que o governo arrecade cerca de R$ 1,35 bilhão com o pagamento do imposto.

O valor venal dos veículos, que é utilizado para calcular o valor a ser pago pelo contribuinte, sofreu queda em todas as categorias. Os automóveis tiveram queda de 3,60%, as caminhonetas tiveram queda de 3,82%, os caminhões, 6,69%, os ônibus e micro-ônibus tiveram 4,89% de diminuição. Já as motos e similares tiveram queda de 2,33%.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!