Offline
Em Brasília, prefeito desdobra-se em compromissos da FNP e em busca de soluções para erosões
26/04/2017 16:01 em Governo

Em Brasília, prefeito desdobra-se em compromissos da FNP e em busca de soluções para erosões

Gustavo Mendanha ainda se reuniu com representantes do Banco Mundial e participou da abertura oficial do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, desdobrou-se em compromissos políticos e administrativos nesta terça-feira (25), em Brasília (DF). Gustavo participou da abertura oficial do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP); manteve duas reuniões de trabalho no Ministério da Integração Nacional; e ainda envolveu-se em discussões de financiamento de projetos com técnicos do Banco Mundial.

O IV Encontro é realizado no Estádio Mané Garrincha. Nesta quarta-feira (26), quando será empossada a nova diretoria da FNP para o biênio 2017 - 2019, o prefeito de Aparecida deve ser oficializado no cargo de vice-presidente da Frente para o estado de Goiás. O acompanham em Brasília o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins; a secretária de Projetos e Captação de Recursos, Valéria Pettersen; e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, além de outros auxiliares.


Erosões
No Ministério da Integração Nacional, o prefeito de Aparecida esteve em duas audiências distintas, com os secretários de Proteção e Defesa Social, coronel Renato Newton, e de Infraestrutura Hídrica, Antônio de Pádua de Deus Andrade. Reuniões diferentes, mas objetivo único: conter o avanço das erosões em alguns bairros de Aparecida de Goiânia – principalmente o Jardim Luz – e viabilizar projetos preventivos em outros. O vice-prefeito Veter Martins chegou a apresentar vídeos aos dois integrantes da cúpula do ministério a fim de sensibilizá-los da gravidade do problema.


De imediato, Gustavo Mendanha foi informado de que a Prefeitura de Aparecida havia cumprido, em tempo hábil e de forma ágil, todos os protocolos necessários para liberação dos recursos, por parte daquele ministério, que serão aplicados em obras de contenção das erosões. O prefeito também conseguiu, junto ao secretário de Proteção e Defesa Social, a garantia de que ele estará em Aparecida para vistoriar, in loco, os locais mais críticos e que demandam soluções rápidas. Possivelmente o coronel Renato Newton desembarcará na cidade no próximo dia 3 de maio, quarta-feira.

Os engenheiros da Pasta debruçam-se agora nas últimas avaliações para que seja dado sinal verde para liberação da verba. A prefeitura pleiteia recursos da ordem de R$ 31 milhões. As obras a serem feitas serão coordenadas pela Prefeitura de Aparecida, mas é o Ministério da Integração Nacional que, além de repassar recursos, autoriza ou não o início das intervenções nas áreas que demandam soluções emergenciais. Nas reuniões também foram citados bairros como Recanto dos Emboabas, Residencial Cândido de Queiroz e Jardim Mont Serrat, entre outros.

Banco Mundial
Ainda nesta terça-feira o prefeito Gustavo Mendanha foi um dos prefeitos convidados para a Mesa Redonda “Diálogos entre o Banco Mundial e os prefeitos das cidades brasileiras – Estratégia de parceria com o Brasil e Agenda de Desenvolvimento Sustentável”. O encontro foi fechado e fazia parte da programação do evento da FNP.

“Não trabalhamos especificamente com linhas de crédito, mas sim com financiamentos de grandes projetos. Digo, dos melhores projetos”, diziam aos prefeitos representantes da instituição financeira internacional, observados pelo ex-prefeito de Belo Horizonte e ainda (a nova diretoria será empossada nesta quarta-feira) presidente da Frente, Márcio Lacerda. Eles também falaram, em especial, de projetos relacionados à abastecimento de água e à rede de esgoto, dois setores considerados nevrálgicos para a população de Aparecida e para o próprio prefeito.

Os representantes do Banco Mundial também foram unânimes ao defenderem o diálogo permanente com os prefeitos a fim de viabilizarem projetos para suas cidades. Estes, por sua vez, reivindicaram iniciativas do banco no sentido de “capacitarem” os gestores a utilizarem, da maneira mais proveitosa possível, ferramentas oferecidas pela instituição. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!