Offline
Segurança pública em Aparecida é amplamente discutida em 1ª reunião de trabalho do GGIM de 2017
22/04/2017 19:51 em Governo

Reunião teve como temas a reformulação do GGIM, a realização de grandes eventos previsto para o final deste mês de abril e início de maio, troca de gestores e avaliação de resultados.

Aparecida de Goiânia, 20 de abril de 2017 – A primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Aparecida de 2017 foi realizada nesta quinta-feira, 20, sob coordenação do prefeito Gustavo Mendanha. Durante a reunião de trabalho, o prefeito apresentou o novo secretário executivo do GGIM, o GCM Sandro Cristopher, aos representantes das instituições integrantes do gabinete. Também informou aos presentes sobre a troca de titular da Secretaria de Mobilidade e Defesa Social, até então chefiada pelo coronel Eder Fernandes.

“A saída do coronel ocorre por um pedido pessoal dele, e apesar de lamentar, já que ele vinha realiando um ótimo trabalho à frente da secretaria, aceitei e fiz o convite ao então vereador Arnaldo Leite, que tomará posse logo mais (às 17 horas)”, explicou Gustavo Mendanha. Gustavo fez uma análise sobre a atuação do GGIM, desde sua criação, há sete anos, e falou dos projetos da administração para a segurança pública do município.

“O GGIM foi muito importante para reduzir a criminalidade em Aparecida, e se tornou um case de sucesso para diversos municípios e estados. O objetivo agora é melhorar a relação com todas as entidades que o compõem e aperfeiçoá-la. Para isso, faremos investimento maciço em tecnologia, dotando a cidade de um sistema inteligente, que auxilie o trabalho do GGIM, e com reflexos nas áreas de Educação, trânsito, saúde”, explicou o gestor.

Para isso, a Prefeitura prepara atualmente uma licitação prevendo investimento de cerca de R$ 30 milhões neste novo sistema inteligente. “Teremos um data center potente, capaz de ampliar o nível de monitoramento e integrar os órgãos da administração, com novos equipamentos e tecnologias. Futuramente, poderemos incluir ainda os sistemas privados, criando uma grande cadeia de boas ações”, vislumbra Gustavo Mendanha.

Criado com objetivo de integrar diversos órgãos competentes para proposição de ações de combate à violência e à criminalidade, o GGIM é composto por membros da administração pública municipal, sociedade civil organizada, órgãos de segurança e fiscalização, como Polícias Militar e Civil, Samu, Conselho de Segurança (Conseg), Secretaria de Mobilidade e Defesa Social, Semma, Gabinete da Casa Civil, Educação, entre outros órgãos.

Representantes de parte desses órgãos integrantes participaram da reunião desta quinta-feira, como o delegado da 2ª Regional de Polícia de Aparecida de Goiânia, André Fernandes de Almeida; Luisa Brandão, representante dos Conselhos Tutelares de Aparecida; o subcomandante do Comando Regional da PM, major Ângelo José Felisberto; representantes do Samu Centro-Sul; secretários Afonso Boaventura (Casa Civil), Geferson Aragão (Esporte, Lazer e Juventude), Luziano da Costa Vale (executivo de Mobilidade) e Raul Coutinho (Planejamento e Regulação Urbana); demais membros do comando da Guarda Civil de Aparecida e dirigentes da Associação Atlética Aparecidense.

 

“Nessa primeira reunião, com a nova formatação do GGIM, trataremos da questão da segurança pública como um todo, pois é uma das prioridades da gestão. Isso está dentro do plano de governo do prefeito: fazer uma reestruturação do gabinete, com o aumento do número de câmeras – 150 estão em licitação –, implantação de detector de face, de placas, tudo dentro dessa nova visão, que será tratada na primeira reunião”, elencou o chefe da Casa Civil, Afonso Boaventura, pasta à qual o GGIM está vinculado.

Outro assunto tratado foi o planejamento de segurança dos próximos eventos que o município sediará, que atraem milhares de visitantes para a cidade, como o aniversário de Aparecida em maio, quando ocorrerá o Desfile Cívico e o Aparecida é Show, e o jogo da próxima segunda-feira, entre Aparecidense e Vila Nova. “Esses eventos e festas históricas da cidade são sempre pacíficos, mas o prefeito pede uma atenção redobrada, pois atraem uma grande demanda, não só de Aparecida, mas de toda a região metropolitana e de todo o Estado. Então nosso papel é definir com antecedência a atuação de cada membro do GGIM para continuarmos oferecendo à população segurança e tranquilidade para se divertir com suas famílias”, completou Afonso.

O novo secretário executivo do GGIM, Sandro Cristopher, que também já passou pelo comando da Guarda Civil de Aparecida, reiterou que o trabalho integrado sempre foi a tônica da administração municipal, mesmo não sendo a segurança pública atribuição do município, mas do Governo do Estado. “Nossa proposta é sempre trabalhar integrando todos os órgãos da Prefeitura e de segurança, com planejamento. O município não se furta e não se limita a ficar apenas contabilizando dificuldades da segurança. Ele também participa e, com isso, também investe muito. O videomonitoramento, coordenado pelo GGIM, é um  exemplo dos bons resultados desse investimento. E o nosso objetivo é não apenas manter, mas melhorar esses resultados”, avaliou Sandro Cristopher.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!