Offline
CEI das Contas da Prefeitura ouve ex-secretários de saúde
17/04/2017 20:42 em Governo

Realizada na tarde desta segunda-feira, 17, na Sala das Comissões da Câmara Municipal de Goiânia, mais uma oitiva da Comissão Especial de Inquérito que investiga as contas da prefeitura no período 2009-2016. A reunião foi presidida pelo vereador Zander Fábio ( PEN) e contou com as participações dos vereadores Jorge Kajuru ( PRP), Oséias Varão ( PSB), Tiãozinho Porto ( Pros) e Jair Diamantino ( PSDC), todos membros da CEI. Na oitiva, que contou com as presenças de José Carlos Izzi ( representante da OAB-GO) e técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios, foram questionados os ex-secretários municipais de Saúde, Fernando Machado e Paulo Rassi.

Inicialmente, Kajuru apresentou um vídeo de matéria veiculada recentemente no “Fantástico”, com graves denúncias sobre Fernando Machado e sua esposa Vanessa Maciel. O ex-secretário, que comandou a Saúde de janeiro de 2013 a dezembro de 2016, negou as denúncias do programa da TV Globo, mas não soube informar o motivo por não ter processado a emissora, já que se considera inocente. Kajuru também informou que fez “ um levantamento que constatou a espetacular evolução patrimonial de Fernando”, solicitando a quebra de seus sigilos bancário, telefônico e fiscal. O vereador do PRP também informou que havia recebido denúncias de que Machado e o ex-prefeito Paulo Garcia seriam sócios dos seguintes hospitais: Maternidade Ela, Jacob Facury, Gastro Salustiano e Goiânia Leste. Outro momento tenso foi quando Kajuru indagou se Fernando Machado pagava “mensalinho” a vereadores da legislatura passada. Também outra indagação de Kajuru foi sobre o contrato assinado por Machado, no apagar das luzes do governo Paulo Garcia, com uma empresa prestadora do serviço “ de pós-internação”. Citando informações da atual gestora da pasta, “este serviço não é prestado”, afirmou o vereador.

Oséias Varão registrou que não “há assunto mais sério e mais urgente do que a questão da falta de UTIs em Goiânia”. São setenta, noventa pessoas diariamente na fila da morte, afirmou cobrando números e estatísticas da gestão de Fernando Machado.

Ao final do depoimento, Jorge Kajuru disse que o “depoimento de Fernando Machado não me convenceu rigorosamente em nada”.

Por sua vez, Paulo Rassi, que foi secretário de Saúde de 2008 a 2010, esclareceu, inicialmente , não havia sido convocado e nem convidado pela CEI das Contas da Prefeitura, conforme divulgado no site da Câmara. Informou que só não compareceu na reunião da semana passada porque não se encontrava em Goiânia. Zander Fábio informou que foi através de contato telefônico o acerto para a oitiva do ex-secretário.

Rassi disse que “não existe nenhum secretário de Saúde que não tenha sido investigado”. “Até hoje, não tive nenhuma condenação”, acrescentou afirmando que a Saúde é cara e mal administrada.

Finalizando os trabalhos, Zander Fábio convocou a próxima oitiva para quarta-feira, 19, às 14h30, na Sala das Comissões. Serão sabatinados Jeoválter Correia Santos ( ex-secretário de Finanças) e Sebastião Ferreira Leite ( ex-secretário de Planejamento e Habitação).

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!